segunda-feira, 15 de setembro de 2008

27ª Feira do Livro


Feira do livro de Brasília é um evento que faz parte do calendário cultural da nossa cidade.
Em sua trajetória de 27 anos de existência, a feira tem demonstrado ser um evento democrático e uma tradição, que reúne público de todas as classes e de todas as faixas etárias, Aglutina os anseios dos agentes comprometidos com a causa: livreiros, autores, editores, distribuidores, entidades de classe, instituições governamentais e organizações da sociedade civil e é abraçada pela comunidade de toda região.
Em sua 27ª edição, o homenageado foi Thiago de Melo, poeta amazonense e cidadão do mundo.
Não tive a oportunidade de ter a felicidade ímpar de me aproximar do merecedor da homenagem para cumprimentá-lo, entretanto vivenciei momentos outros que foram enriquecedores, como o de ouvir o relato feito pela Contadora de História Thais, que soube interpretar muito bem a história da Árvore generosa, presenciado também por um número gigantesco de crianças de escolas públicas e particulares, todos muito vidrados e atenciosos.
Nossa colega contou outras, mas infelizmente não deu para prestigiar, pois o tempo era pouco e tinha ainda uma grande variedade de eventos para apreciar.
Busquei curtir a feira toda e tinha muita coisa maravilhosa, mas os preços dos livros, achei em grande parte inacessível, pois me deparei com livros mais caros do que em algumas livrarias por onde ando. Mas esse fato é comum em tipos de eventos como esse.
Outro momento bacana que aconteceu dentre tantos outros, foi quando parei em um estande para olhar exemplares de livros e quem me atendeu para minha surpresa, foi o próprio escritor, Hugo Pinto Homem, muito simpático, falou de alguns de seus trabalhos, me deixando muito entusiasmada, foi-me bastante interessante esse ocorrido.
Também fiz uma parada para um café literário com minhas amigas, outro momento apaixonante, e até então para mim inusitado, pois todos os anos vou à essa feira, porém nunca tinha feito essa parada.
Depois do café continuamos nossa trajetória pela feira, passamos por muitos estandes e em alguns fizemos compras, nós compramos livros e eu dentre livros, comprei também uma camiseta. No mais o passeio foi tão bom que o tempo passou meio que voando.
A Câmara do Livro do DF sempre se propõe a organizar uma feira diversificada, com produtos literários dos mais diversos formatos e com intensa programação artística. Sua estrutura, além dos estandes de expositores, dispõe dos seguintes espaços para atividades culturais:
Café Literário “Água de Remanso”;
Arena Cultural “Sagrada Alegria”;
Auditório “Filho da Floresta”;
Oficina “Criação da Vida”;
Oficina “O Oficio de Escrever”;
Esquina de Cordel;
Atividades Literárias: Palestra do autor seguida de autógrafo.
É claro que não deu para participar de todos esses acontecimentos, porém procuramos usufruir de tudo o que tempo permitiu.
A Cada ano o evento vem ampliando a oportunidade da integração e inclusão social e solidária, buscando difundir o hábito e o prazer da leitura entre às crianças, adolescentes e adultos.
O local da feira é sempre no Pátio Brasil Shopping,
Em minha opinião é um dos mais importantes eventos de Brasília.

Nenhum comentário: