quinta-feira, 17 de julho de 2008

10º Encontro - Letramento Digital

"... o mais recente desafio pedagógico que se coloca para educadores e linguistas: letrar digitalmente uma nova geração de aprendizes, crianças e adolescentes que estão crescendo e vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação."
Antônio Carlos dos Santos Xavier

Nosso encontro começou com muita descontração e com um delicioso lanche. Nossos encontros sempre começam com lanches, não cito-os aqui, mas sempre há e são sempre deliciosos.
Depois de lanches, conversas e fotos tiradas, começamos com a resenha eletrônica, com síntese dos encontros passados e é muito bom rever estes momentos.
Nosso bate papo de hoje foi sobre letramento digital.
A importância da alfabetização/letramento no mundo de hoje, qual a importância para nós EDUCADORES e para nossos alunos.
Maurício socializou com grupo sua experiência com tutores do projeto pró-letramento, contou-nos também de sua viagem a Manaus.
Em seguida, lemos e debatemos o texto "letramento e ensino" de Antônio Carlos Santos. O grupo participou ativamente, a discussão foi intensa e de grande valia, quando digo discussão, quero dizer no bom sentido, uma discussão saudável e de alto nível.
O grupo participou dando exemplos de seu cotidiano dentro e fora de sala de aula.
A participação do pessoal no encontro de hoje foi muito efetiva, isso deveu-se ao tema que foi abordado.
O nosso objetivo foi alcançado, que foi despertar para a necessidade do letramento digital dos professores, capacitando-os para práticas sociais e os eventos de letramento no âmbito das novas tecnologias de comunicação.
No encontro de hoje o que mais gostei foi a participação ativa do grupo e gostaria que fosse assim sempre.

Nenhum comentário: