quinta-feira, 17 de julho de 2008

11º Encontro - Ortografia

"Se pensamos no aprendiz das séries iniciais, devemos então ter bom senso: em lugar de nos assustarmos quando ele erra ao escrever qualquer palavra que contenha irregularidades, mais útil será ajudá-lo a dominar, pouco a pouco , a escrita das palavras (com dificuldades irregulares) que, por serem frequentes, são de fato importantes."
Artur Gomes de Morais

Nosso encontro abordou um tema de suma importância para todos nós: ORTOGRAFIA.
Recebemos apostilas:
- O papel da fonética e da fonologia no ensino da língua.
- Para que ensinar ortografia?
- O que aprender de ortografia ?
- Uma reflexão sobre as normas ortográficas.
Apostilas bem significativas, pena que o nosso tempo foi curto e não deu para discutí-las, porque o tema é importantíssimo.
Muitos de nossos alunos chegam em séries avançadas sem o conhecimento mínímo de ortografia.
Só para não esquecer, tivemos nosso momento da leitura compartilhada - "O Orador da Turma" de Mauríco de Sousa
Para mim, de todas as leituras compartilhadas que tivemos, esta foi a melhor, pois era muito engraçada e com um fundo de verdade.
Tivemos também a dinâmica: ditado, me enrolei nesse ditado, eita! ditado complicado esse.
Fomos convidados a participar do segundo Fórum de Alfabetização e Linguagem, com Léo Cunha e Maria Antonieta Cunha.
Não conseguimos finalizar todo o conteúdo, pois o tempo foi curto demais, o encontro foi 10, principalmente pela leitura compartilhada, que eu particularmente amei e com certeza irei trabalhar com meus alunos.
Nosso objetivo de mostrar que a escola pode ser vista como um lugar onde o aluno precisa aprender a pensar sobre a língua e tratá-la como objeto de reflexão com certeza foi alcançado .

Momento Reflexivo

Bom, não tenho prática na área de Língua Portuguesa, entretanto, não posso falar de dificuldades ou sucessos vivenciados , o que posso relatar são as dificuldades dos alunos que vejo no dia-a-dia dentro da escola, a falta de base de muitos que vem desde o Pré-Escolar e que, muitas vezes, passa despercebida pelos professores. A falta de compromisso da família e a desmotivação de muitos docentes, que vêem seus alunos chegarem em séries avançadas sabendo muito pouco.
Temos, nós professores, de nos conscientizar da necesidade de planejar metas para o ensino e aprendizagem da ortografia.

Nenhum comentário: