quarta-feira, 16 de julho de 2008

4º Encontro - Trajetória como Educador

Nosso encontro não começou pontualmente, devido ao atraso de alguns colegas. No início, apresentaram-se slides da aula passada com fotos da turma trabalhando, muito bonito.
"Não tenho um caminho novo, o que eu tenho de novo é o jeito de caminhar".
Tiago Melo
Recebemos cópia da dinâmica da aula passada " Fico assim sem você" e houve a divulgação das oficinas oferecidas pelos escritores.
Fizemos uma leitura compartilhada de "Abrindo Caminho", de Ana Maria Machado.
Em seguida, participamos da dinâmica: "Marcos em minha trajetória como professora". Em grupo, recebemos um pedaço de barbante, tinhamos que dar três nós, cada um significando um marco da sua história, cada um leu um marco da sua história , muito interessante.
O marco que escolhi foi no momento em que eu terminei o segundo grau e que vieram aquelas perguntas que quase todos os jovens fazem:"e agora? o que fazer? preciso trabalhar e como começar?" dentre outras perguntas, cheias de muitas duvidas, mas precisamos trabalhar e começar por algum lugar, então fiz meu curriculum e sai entregando de escola em escola , muitos "nãos" vieram, porém não esmoreci e continuei a procura, num dia qualquer, sem espera muita coisa , uma escola me chamou para uma entrevista, marquei e fui. Para minha surpresa, consegui o emprego, tive que mentir, pois não tinha experiências, mas valeu a pena, trabalhei 3 anos, aprendi muito e passei muita experiência também.
Durante a dinâmica, fizemos um grande círculo e cada um leu o seu principal marco.
Logo após a atividade, houve análise do livro didático numa perspectiva discursiva: o livro didático, objetivos, qual a noção de língua adotada ou suposta subjacente aos manuais didáticos, como trabalhar oralidade em sala de aula, críticas ao tratamento dado à fala no Livro didático. Nosso tempo infelizmente acabou e tivemos que deixar para terminar o nosso debate no próximo encontro.
Nosso encontro foi 10, espero que os próximos sejam tão bons como o encontro de hoje.

Nenhum comentário: