quarta-feira, 16 de julho de 2008

7º Encontro - A Língua

" A lingua é essencialmete heterogênea, isto é, oferece aos seus falantes mais de um modo de expressarem uma mesma noção, idéia ou conteúdo"
Marcos Bagno

O objetivo do nosso encontro é finalizar o estudo do fascículo 5 e analisar o quadro fonético e algumas regras variáveis do Portugês Brasileiro.

Não poderíamos deixar de começar nosso encontro com a Leitura compartilhda de "Momento de leitura por fruição". Uma de nossas colegas trouxe a letra e a música "ABC do sertão" de Luís Gonzaga, cantamos e foi muito interessante, a letra teve tudo a ver com o nosso encontro.
Nossa colega acertou de cheio na escolha da música e houve comentários de alguns colegas a respeito da letra da música.
Passado este momento, houve uma dinâmica feita pelos tutores Maurício e Lenita , dinâmica dos nomes. Em círculo, cada um tinha que dizer o nome e fazer um gesto, depois disso, no mesmo círculo, tínhamos que fazer somente o gesto sem nada dizer. Então, num terceiro momento, todos juntos deveríamos dizer o nome e fazer o gesto em voz alta ao mesmo tempo. Gostei da dinâmica, pois foi útil para aprendermos mais rápido os nomes dos colegas, para futuramente não precisarmos usar o crachá (eu penso).
Em seguida, fomos para o fascículo 5. É claro que nesses meios aí têve lanche. algumas conversas e brincadeiras, pois o curso não é o tempo todo só estudando, existem momentos de lazer, não cito esses momentos nem sei o porquê, mas existe sim momentos de relaxamentos e fotos. Nossa turma é agradável e bem companheira, gosto de todos e de tudo o que acontece.
Mas voltando ao fascículo 5 - variação linguística, sua prática de professor pesquisador. A variação e a norma: o que ensinar na escola.
Ocorreu a explicação do quadro fonético, que o tutor Maurício conduziu muito bem, perguntas foram feitas e também respondidas com clareza.
Mas o tempo é nosso inimigo.Nosso encontro chegou ao fim.
E como não poderia deixar de falar, mais uma vez valeu a pena vir e aprender mais um pouquinho desse mundo maravilhoso da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: