quarta-feira, 16 de julho de 2008

5º Encontro - Texto, Interação e Linguagem

Nosso encontro começou com um vídeo: "Conselhos de um velho apaixonado" de Carlos Drumond de Andrade, e foi muito lindo.

Hoje, nossa leitura compartilhada quem trouxe foi uma de nossas colegas.

"A Soma de Talentos", ao final da leitura cada um abraçou o colega desejando-lhe um bom dia, foi gostosa a dinâmica e a mensagem muito bonita, e nos levou a perceber que cada um tem um talento e que, por menor que seja esse talento, podemos fazer uma grande diferença.

Houve, então, um momento de socialização - retomada das discussões sobre o livro didático. Formamos grupos e cada grupo teve a oportunidade de analisar um livro e, daí então, surgiu um grande debate, que foi muito proveito e houve grandes trocas de experiências entre nós.

Não sou da área de Língua Portuguesa, mas esse curso está me abrindo novos horizontes, que também posso aplicar na Orientação Educacional.

Tivemos a avaliação de livros diferentes, formamos 4 grupos e cada grupo fez a análise do livro escolhido. A análise do meu grupo foi de que no livro havia textos diversificados, que ajudaria o aluno a pensar e refletir, havia poesias, gramáticas, figuras ilustrativas, construção de textos, anúncios e classificação de regras, um bom bom trabalho também poderia ser feito com a oralidade do aluno. Era um livro didático que procura trabalhar o aluno como todo, buscando sua auto-eficiência.

Esta discussão foi longa, pois cada grupo deu opinião e foram feitos relatos do cotidiano da vida do educando, as trocas de experiências foram boas e engraçadadas também.

Então, chegamos a conclusão que texto é qualquer unidade significativa verbal e não verbal que apresenta coesão e coerência.

Que mais gostei no encontro de hoje foi as trocas de experiências.

"Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizaem corresponde, necesariamente, um professor sujeito de sua prática docente".
Telma Wesz

Nenhum comentário: