quarta-feira, 16 de julho de 2008

6º Encontro - Variação Linguística

Nosso encontro de hoje começou com alguns minutos de atraso, inclusive cheguei atrasada também.
Momento da resenha eletrônica, "Janela indiscreta", momentos de flash da aula passada, esse momento é sémpre muito bom para rever.
Tivemos a leitura compartilhada - " Celulares - só faltam dominar o mundo" de Antônio Brás Constante.
Assistimos a um vídeo sobre variação lingüística e fomos para os nossos estudos a partir desse vídeo.
Nos dividimos em grupos, e cada grupo ficou com um tópico, meu grupo ficou com o seguinte tema: "O que é variação linguística". O falar característico de um grupo social e os elementos observados foram os seguintes: estados sociais, grau de escolarização, idade, sexo, mercado de trabalho e redes sociais, esse tema rendeu muito assunto com uma discussão de altissímo nível. O tema abordado por cada grupo foi interessante e todos participaram ativamente. O Eustáquio, um de nossos colegas, deu exemplos de seu dia-a-dia, olha, o assunto rendeu que quase não deu tempo de finalizar o assunto, mas no fim tudo deu certo.
O objetivo do nosso encontro foi refletir sobre as relações entre linguagem e sociedade, por meio do conceito de variação linguística, bem como a necessidade de trazer essa discussão para a sala de aula, a fim de transformar nossa prática de ensino da língua em uma ferramenta para a construção da cidadania e para o fortalecimento das relações democráticas, em vez de fazer dela mais um elemento de exclusão e de injustiça social.
Como já citei em depoimentos passados, não sou professora de Língua Portuguesa, mas tudo que estou aprendendo neste curso tento aplicar em atendimentos com meus alunos e, sinceramente, sinto que está valendo a pena.
O que mais gostei no nosso encontro foi a animação do grupo em relação aos temas abordados e não gostei de ter chegado atrasada.

Nenhum comentário: